Topo

Rajoy confirma a empresários aposta por acordo UE-Mercosul este ano

26/04/2017 13h29

Montevidéu, 26 abr (EFE).- O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, certificou nesta quarta-feira perante empresários espanhóis e uruguaios sua aposta por acelerar as negociações de um acordo entre a União Europeia e o Mercosul com o objetivo de que possam concluir este ano.

Rajoy, que presidiu um fórum de empresários, aproveitou o encontro para deixar clara a mensagem que também lançou em sua viagem ao Brasil com relação a esse mesmo acordo. Em sua opinião, é importante avançar nas negociações para que terminem em 2017 e, da mesma forma que assegurou no Brasil, se mostrou convencido de que o acordo está "mais perto que do nunca" e beneficiará as duas partes.

Rajoy garantiu que Espanha e Uruguai mantêm excelentes relações institucionais, econômicas e comerciais e se mostrou certo de que este encontro entre empresários dos dois países servirá para intensificá-las.

Ele destacou que o Uruguai é um país muito estável na América Latina, com uma elevada transparência e segurança jurídica, e considerou uma prova disso a capacidade que teve de superar os riscos de uma recessão econômica que afetou em maior medida outros países da região.

Lembrou que a Espanha está superando também uma crise econômica sem precedentes e disse que o está fazendo isso "graças a uma agenda reformista que devolveu a estabilidade e a confiança à economia". Além disso, enumerou uma série de dados que considera que demonstram a nova situação espanhola, como o crescimento econômico e a criação de emprego dos últimos anos, bem como o dinamismo das exportações.

Para Rajoy, as grandes protagonistas da mudança de modelo de crescimento estão sendo as empresas, tanto as de grande quanto as pequenas e médias.

O presidente do governo se referiu ao crescente intercâmbio comercial entre Espanha e Uruguai e lembrou que no ano passado esse total foi de US$ 410 milhões, aumentando mais de 27% desde 2013. Existem mais de 125 empresas espanholas no Uruguai e suas atividades geram mais de 12.500 empregos.

Rajoy acredita que as relações comerciais podem se intensificar ainda mais e, nesse contexto, explicou que o governo uruguaio está iniciando projetos que brindarão novas oportunidades às empresas espanholas no marco da modificação da matriz energética e o plano nacional de infraestruturas.

Da mesma forma, assegurou que a Espanha é um mercado atraente para as empresas e os investimentos uruguaios e "uma boa porta de entrada ao mercado comunitário europeu".

"A Espanha e o Uruguai são parceiros e amigos, e meu governo fará todo o possível para continuar intensificando as relações comerciais e econômicas entre ambos os países", assegurou.

Depois deste fórum, Rajoy se reunirá com o presidente do Uurguai, Tabaré Vázquez.