Nova sede da Otan transforma antigo local de batalhas em espaço de diálogos

Mònica Faro.

Bruxelas, 26 mai (EFE).- A nova sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, inaugurada na quinta-feira pelos líderes da aliança na primeira cúpula com a participação do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um lugar ocupado pelas forças alemãs durante as duas Guerras Mundiais, e de campo de batalhas se transformou em espaço para o diálogo.

O edifício foi inaugurado apenas de maneira simbólica, pois as medidas de segurança dos sistemas de informática ainda não estão prontas para que todos os funcionários - mais de 3.000 pessoas que ainda trabalham nas antigas dependências, muito próximas das novas - sejam realocados.

Os escritórios atuais, que ficam em um velho edifício do pós-guerra que abrigou a Otan durante meio século, ficaram pequenos e obsoletos para os 28 aliados - em breve 29, com a entrada de Montenegro em junho - frente aos 15 que faziam parte da aliança em 1967, o que obrigou a colocar um quinto do pessoal em infraestruturas provisórias.

O novo edifício custou 1,12 bilhão de euros, um orçamento financiado pelos Estados membros da Otan, que sofreram atrasos na mudança de seus funcionários ao novo edifício.

Por enquanto, apenas 260 pessoas trabalham no novo quartel-general de um total de 1.500 das delegações aliadas, 1.700 militares e civis e 800 das agências da Otan. A organização recebe, além disso, cerca de 500 visitantes por dia.

A construção do edifício, supervisionada pelo ministério da Defesa da Bélgica, está completa, mas ainda falta ser resolvido o empecilho da cibersegurança, um assunto que preocupa os aliados, especialmente após a última onda de ataques de hackers que afetou empresas e serviços de todo o mundo.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, fez uma "entrega de chaves" simbólica ao secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Segundo vários funcionários da aliança consultados pela Aência Efe, a data da mudança, atrasada em mais de um ano, pode demorar ainda vários meses para se tornar efetiva, até que os aliados possam se certificar de que existem os requisitos de segurança necessários para hospedar sistemas cibernéticos blindados e com todas as garantias.

De qualquer forma, esta inauguração simbólica já marca uma nova etapa na história da organização. Aquele que foi o terreno do primeiro aeroporto belga, em 1908, se tornou um hangar de dirigíveis quando as tropas alemãs ocuparam a Bélgica, em 1915. Posteriormente, foi reocupado pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e local de combate com as forças aliadas.

Durante os trabalhos de construção, entre 2010 e 2011, foram descobertas quatro bombas que não tinham sido detonadas.

"O que uma vez foi um campo de batalha se transformará em um lugar para o diálogo e a cooperação entre os aliados", afirmou Stoltenberg às vésperas da inauguração.

A forma do edifício foi inspirada na de dedos entrelaçados, para reforçar esse símbolo de união e cooperação, uma imagem não isenta de polêmica, segundo alguns internautas russos, que optaram por ver nela o símbolo disfarçado da organização paramilitar nazista SS.

O novo edifício foi construído com conceitos de arquitetura sustentável, como a utilização de sistemas para aproveitar iluminação natural e de captação de água da chuva.

Fundada em 1949, a Otan teve sua sede em Londres até 1952, quando se mudou para Paris, e em 1967 foi para Bruxelas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos