Topo

Macron: "Apertei mão de Trump para não mostrar debilidade"

Em Paris

28/05/2017 05h20

O presidente da França, Emmanuel Macron, assegurou que deu o aperto de mãos em seu colega americano, Donald Trump, durante a cúpula da Otan de Bruxelas, para não mostrar debilidade.

A imagem, muito comentada, mostra como ambos apertam com força a mão e se olham fixamente durante o seu primeiro encontro na quinta-feira passada na capital belga.

"Não foi algo inocente, tampouco a chave da política, mas sim um momento de sinceridade (...) Era uma forma de mostrar que não vamos fazer pequenas concessões, ainda que sejam simbólicas, ainda que tampouco deva-se exagerar a sua importância", afirmou Macron em declarações que hoje publica "Le Journal du Dimanche".

A imprensa do mundo interpretou esse aperto de mãos como uma queda de braço entre ambos os líderes, recém-chegados ao cargo e que participavam pela primeira vez de uma cúpula da Otan.

Macron assegurou que com esse tipo de gesto tentará mostrar sua firmeza frente a líderes que o analisam "como uma relação de forças", entre os quais citou Trump, mas também "o presidente turco e o russo".