Topo

Governo do Nepal adia eleições locais após ameaça de boicote da oposição

29/05/2017 16h39

Katmandu, 29 mai (EFE). - O governo nepalês adiou para o próximo dia 23 a segunda fase das eleições locais, na tentativa de conseguir uma trégua com os partidos Madhesi, que ameaçam boicotar as eleições por desacordo com a atual Constituição.

"O gabinete decidiu adiar as eleições após consultar os partidos Madhesi", declarou aos jornalistas o ministro de Informação nepalês, Surendra Kumar Karki, após uma reunião do Conselho de Ministros em Katmandu, nesta segunda-feira.

A decisão foi tomada com o apoio do Partido do Congresso Nepalês (NC), uma das duas principais forças na coalizão de governo, e o Partido Comunista Unificado (CPN-UML, marxista-leninista), do ex-primeiro-ministro Sharma Oli, que tinham concordado com o adiamento em uma reunião prévia.

Na sexta-feira passada, o bloco Rashtriya Janata (RJPN), que reúne seis das sete formações da minoria madhesi, ameaçou não participar na segunda fase das eleições locais se suas reivindicações sobre a Carta Magna não fosse cumpridas.

Os Madhesi, uma minoria da rica região de Terai, na fronteira com a Índia, pediram reiteradamente ao Executivo a aprovação de uma reforma da Constituição aprovada em 2015 que dê a eles duas das sete províncias do novo mapa federal do país, bem como uma maior representação no Legislativo. As regiões onde a segunda fase das eleições acontecem incluem aquelas dominadas pelos madhesi.

O adiamento destas eleições, para as quis 9 milhões de nepaleses estão habilitados, acontece uma semana depois da renúncia do primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal, como parte de um acordo com o NC.

Nestas eleições, 13.556 ocupantes de cargos públicos de 283 instituições serão eleitos, postos para os quais mais de 49 mil candidatos estão disputando.