Incêndio ameaça parque nacional espanhol Patrimônio da Humanidade

Moguer (Espanha), 25 jun (EFE).- Mais de 300 bombeiros se mobilizaram por terra e ar no sul da Espanha para controlar um incêndio que ameaça o entorno do parque nacional de Doñana, um tesouro nacional declarado Patrimônio da Humanidade.

Cerca de 750 pessoas, das mais de 2.000 que foram evacuadas durante a madrugada, tiveram que ser realojadas por uma operação de emergência em um centro esportivo e outros locais de acolhida.

O incêndio chegou ao chamado Espaço Natural de Doñana, mas não ao parque do mesmo nome, uma das joias mundiais da biosfera.

O incêndio ocorreu durante a madrugada de sábado para domingo entre as localidades de Moguer e Mazagón, na província de Huelva, no sul da Espanha.

Na região há centenas de técnicos, agentes de Meio Ambiente e bombeiros florestais com 15 veículos de extinção, além da Unidade Médica de Incêndios Florestais (UMIF) e da Unidade Móvel de Meteorologia e Transmissões (UMMT).

Juan Sánchez, diretor do centro operativo regional, declarou no final desta manhã que os trabalhos para controlar as chamas "estão cumprindo o objetivo".

"O que queremos é que o incêndio não se descontrole e, por enquanto, estamos conseguindo canalizá-lo", acrescentou.

O rei Felipe VI telefonou hoje para a presidente da região da Andaluzia, Susana Díaz, para interessar-se pela situação do incêndio.

Segundo fontes de Casa Real, o rei se interessou pelas pessoas evacuadas e por todos os que estão colaborando nas tarefas de extinção, aos quais mostrou o seu apoio, bem como pelos danos materiais.

Em declarações à imprensa, Susana Díaz afirmou que, ainda que ainda seja cedo para conhecer as causas do incêndio, "não se descarta" que por trás dele esteja "o fator humano".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos