Assad visita tropas russas destacadas na base síria de Khmeimim

Beirute, 27 jun (EFE).- O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, visitou nesta terça-feira as tropas russas destacadas na base aérea síria de Khmeimim, na província de Latakia, onde foi recebido pelo chefe do Estado Maior da Defesa da Rússia, Valery Gerasimov.

A Presidência síria informou em sua conta no Telegram que Assad fez um percurso pelo aeroporto militar, onde viu de perto os aviões e carros de combate russos e conversou com os oficiais.

Os uniformizados informaram ao governante sobre o armamento que está na base.

Além disso, Assad teve a oportunidade de inspecionar um avião do tipo SU-35, "um dos mais modernos do mundo", segundo a Presidência.

O escritório do dirigente publicou um vídeo no qual o chefe de Estado é visto subindo uma escada do aparelho e sentando no assento do piloto, enquanto dois oficiais russos lhe explicam seu funcionamento.

Durante a visita, Assad contemplou as armas e os documentos expropriados pelos soldados russos em "zonas dos terroristas".

A Rússia é um dos principais aliados internacionais de Assad e desde 30 de setembro de 2015 desenvolve uma campanha de bombardeios na Síria para apoiar o Exército nacional.

A base de Khmeimim é o aeroporto desde onde decolam e aterrissam os aparelhos russos nas suas operações no resto do país.

Esta visita coincide hoje com as advertências por parte do Governo dos EUA que identificou "potenciais preparativos" por parte das autoridades sírias para fazer um novo ataque com armas químicas no país.

Washington advertiu que, se isso ocorrer, Assad e as Forças Armadas "pagarão um alto preço".

A Rússia respondeu que considera "inaceitável" qualquer tipo de ameaça dos Estados Unidos contra a "liderança legítima" da Síria. EFE

ssa/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos