Trump terá reuniões com Putin e Peña Nieto durante cúpula do G20

Washington, 29 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir com os presidentes de Rússia e México, Vladimir Putin e Enrique Peña Nieto, durante a cúpula do G20, que será realizada na próxima semana em Hamburgo, na Alemanha, informou nesta quinta-feira a Casa Branca.

O principal assessor de segurança nacional da Casa Branca, o general H. R. McMaster, anunciou os encontros durante uma entrevista coletiva para dar detalhes da viagem do governante à Europa.

Trump vai embarcar na próxima quarta-feira para a Polônia, primeira etapa da viagem, e depois irá a Hamburgo para a cúpula de líderes do G20 de 7 e 8 de julho.

Sobre a esperada reunião com Putin, McMaster comentou que Trump foi claro em afirmar que procura uma relação "mais construtiva" com a Rússia, mas também disse a seus aliados na Europa que "fará o necessário" para confrontar o "comportamento desestabilizador" de Moscou.

McMaster indicou, além disso, que a relação com a Rússia "não é diferente" da que Trump busca com outros países, já que o presidente pretende abordar os problemas, mas, ao mesmo tempo, "explorar oportunidades" com Moscou.

Por sua vez, o principal assessor econômico da Casa Branca, Gary Cohn, detalhou na mesma conferência que a agenda dos temas que serão tratados por Trump e Putin ainda não está finalizada, em resposta a uma pergunta sobre se o presidente falará com o líder do Kremlin a respeito da suposta ingerência russa nas eleições de 2016 nos EUA.

Quanto ao encontro de Trump com Peña Nieto, será o primeiro entre ambos depois que o presidente mexicano cancelou uma visita à Casa Branca no começo do ano devido às tensões sobre o muro que o governante americano pretende construir na fronteira.

Além da insistência de Trump de que o México acabará pagando pela construção, Peña Nieto acusou o país vizinho de práticas comerciais injustas.

EUa e México devem começar em agosto a renegociação do acordo de livre comércio TLCAN, do qual também faz parte o Canadá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos