Trump parte de Washington rumo à Polônia e cúpula do G20

Washington, 5 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partiu de Washington nesta quarta-feira rumo à Polônia, para depois seguir rumo à cúpula do G20 em Hamburgo (Alemanha), onde se reunirá com seu colega russo, Vladimir Putin, e o mexicano, Enrique Peña Nieto.

O Air Force One, o avião presidencial, decolou da base aérea de Andrews por volta das 8h15 local (9h15, em Brasília) e Trump chegará a Varsóvia, capital polaca, na noite desta quarta-feira.

A primeira dama dos EUA, Melania Trump, acompanha seu marido nesta excursão europeia, a segunda viagem internacional do presidente desde sua chegada à Casa Branca e, 20 de janeiro.

"Preparado para partir para a Polônia, e depois viajarei para a Alemanha para o G20. Estarei de volta (aos EUA) no sábado", tuitou Trump pouco antes de entrar no Air Force One.

A viagem de Trump à Europa ocorre em um momento de crescente tensão com Pyongyang após o lançamento de um míssil balístico intercontinental por parte da Coreia do Norte.

Por enquanto, Coreia do Sul e EUA responderam com um teste conjunto de mísseis ao lançamento do projétil intercontinental norte-coreano.

Em outro tweet, Trump carregou contra a China e ressaltou que o comércio entre esse país e a Coreia do Norte "cresceu quase 40%" no primeiro trimestre deste ano.

Além das esperadas reuniões com Putin e Peña Nieto, Trump também manterá encontros em Hamburgo com a chanceler alemã e anfitriã do G20, Angela Merkel; os premiês do Japão, Shinzo Abe, e do Reino Unido, Theresa May; e os presidentes chinês, Xi Jinping, e sul-coreano, Moon Jae-in, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos