PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Merkel avalia participação de Trump no G20 e elogia encontro com Putin

08/07/2017 12h37

Hamburgo (Alemanha), 8 jul (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, avaliou neste sábado a participação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Cúpula do G20 e ressaltou que, apesar das "difíceis negociações", finalmente foram alcançados "bons resultados".

Na coletiva de imprensa final do evento, que começou na sexta-feira em Hamburgo, Merkel também se mostrou satisfeita pelo primeiro encontro bilateral entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, que aconteceu ontem.

A chanceler assegurou que a participação de Trump foi construtiva nesta reunião, que era prevista como complicada pelas posturas de Washington em relação a temas como a mudança climática e o comércio internacional.

"Em alguns temas obtivemos bons resultados, mas não vou negar que as negociações foram difíceis", disse.

Sobre se a disposição a se comprometer é um fato pontual ou uma mudança de estratégia por parte de Trump, a chanceler se limitou a dizer: "Não posso antecipar o que vai acontecer amanhã".

Segundo ela, o que a Europa deve fazer é assumir seu futuro "com as próprias mãos" e não depender de outros, ainda que tenha mantido a consideração a favor do multilateralismo ao dizer que, "lado a lado, podemos alcançar mais coisas do que solitários".

A respeito do esperado lado a lado entre Trump e Putin, Merkel assegurou que é melhor falar "com" os demais em vez do que "sobre" os demais, e aplaudiu que ambos os presidentes tenham conseguido manter a comunicação e "continuar em contato".

Há problemas que "só" poderão ser resolvidos com a atuação conjunta de EUA e Rússia, argumentou Merkel, que citou neste âmbito a situação na Síria, o desarmamento internacional e a Coreia do Norte. "É em benefício de todos" que haja bons canais de comunicação entre Moscou e Washington, disse a chanceler alemã.

Internacional