Autoridades sírias anunciam início de ofensiva militar em Al Sweida

Beirute, 10 jul (EFE).- As autoridades da Síria anunciaram nesta segunda-feira o começo de uma ofensiva militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Al Sweida, no sul do país, onde está em vigor um cessar-fogo.

Fontes militares, citadas pela agência de notícias oficial da Síria, "Sana", afirmaram que unidades do exército do país começaram hoje uma operação militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste de Al Sweida.

No entanto, o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman, disse à Agência Efe por telefone que não há nenhuma presença do EI nessa área e que só há rebeldes do grupo Aswad al Sharqiya, pertencente ao Exército Livre da Síria (ELS), e a outras facções.

A "Sana" destacou que os soldados tomaram o controle de vários povoados e colinas no leste de Al Sweida, onde mataram "um grande número de terroristas" do EI e destruíram suas armas.

A agência detalhou que as forças armadas avançaram pelas áreas de Deir al Nasarani e Rayem al Baqr, e vários montes nos arredores.

Desde o meio-dia (horário local) de ontem, está em vigor nas províncias do sul da Síria, Al Sweida, Al Quneitra e Deraa, um cessar-fogo estipulado por EUA, Rússia e Jordânia.

Os presidentes de Estados Unidos, Donald Trump, e Rússia, Vladimir Putin, conversaram na última sexta-feira e estabeleceram uma trégua no sudoeste da Síria, em uma reunião paralela à Cúpula do G20.

A criação de uma "zona de redução de tensões" no sudoeste da Síria pode facilitar a entrada de ajuda humanitária e tornar possível a instauração de uma trégua duradoura nessa região da Síria.

Hoje foi retomado o diálogo entre uma delegação do governo e outra da oposição síria em Genebra, sob mediação da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos