Alemanha e Cazaquistão reforçam laços na Expo Astana

Astana, 12 jul (EFE). - O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, celebrou nesta quarta-feira as relações com o Cazaquistão durante uma visita de dois dias ao país por causa do Dia Nacional da Alemanha na Expo Astana 2017.

"Estamos muito felizes de as nossas relações diplomáticas estarem fazendo 25 anos. Durante esse tempo, essas relações se tornaram não só mais próxima, como mais diversas", disse Steinmeier, após reunião com o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.

Durante as conversas diversos temas relacionados a política, economia, cultura e cooperação foram debatidos, e Steinmeier parabenizou as reformas que o Cazaquistão está fazendo na política, ainda que tenha pedido maior aprofundamento.

"O senhor (Nazarbeyev) deu parte dos seus poderes ao Parlamento e ao governo. Gostaria que continuasse no caminho de abertura para a Europa e na expansão do Estado de Direito, bem como na continuação das reformas em curso", sustentou.

Nazarbayev, por sua vez, falou da possibilidade de empresas alemãs realizarem investimentos no seu país.

"Discutimos a possibilidade de que as empresas alemãs possam se envolver no uso de tecnologias avançadas no processo de industrialização do Cazaquistão", explicou.

Segundo o presidente cazaque, empresas dos dois países assinarão dezenas de acordos como parte do Conselho Empresarial Cazaquistão-Alemanha realizado em Astana. Nazarbayev também anunciou a intenção de promover o Cazaquistão como elo entre a Alemanha e a China.

"Levando em conta a situação geográfica favorável, pretendemos unir forças para promover a entrega terrestre de mercadorias da China à Alemanha através da Ásia", disse ele.

O presidente cazaque agradeceu Steinmeier os esforços para a assinatura em 2015 de um novo acordo de associação entre a União Europeia (UE) e o Cazaquistão para a melhoria das relações econômicas e políticas entre as regiões.

"Expressamos o nosso agradecimento ao senhor e seu país por ratificar o Acordo melhorado de Associação e Cooperação entre a UE e o Cazaquistão, e apreciamos o papel desempenhado pela Alemanha na política mundial", concluiu Nazarbayev.

A previsão é de que os dois presidentes visitem hoje o pavilhão da Alemanha na Expo Astana, evento com foco nas energias do futuro e que acontece até 10 de setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos