Cartunista mexicano Rius morre aos 83 anos

Cidade do México, 8 ago (EFE).- O cartunista e escritor mexicano Eduardo del Río, conhecido artisticamente como Rius, morreu aos 83 anos em Tepoztlán, no estado de Morelos, informou a Secretaria de Cultura local nesta terça-feira.

"Com a morte de Rius, criador de um estilo renovador, termina uma época da caricatura política e de divulgação. O meu pêsame aos seus parentes", declarou a secretária de Cultura, María Cristina García, pelo Twitter.

Del Río é considerado um dos maiores nomes da caricatura política mexicana e publicou nos anos 60 e 70 as histórias "Los Supermachos" e "Los Agachados", nas quais criticava com humor a situação política do México e o regime do governista Partido Revolucionário Institucional.

Nos livros ilustrados, o autor explorou temas como socialismo, religião, sexo, música, futebol, economia, filosofia, história e ecologia. Foram cinco décadas de trabalho e mais de 100 livros publicados.

Rius foi fundador de revistas como "El Chahuistle" e "El Chamuco", assim como colaborador dos jornais "La Jornada", "El Universal" e da revista "Proceso". Em 2010, ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo na categoria Trajetória Jornalística.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos