PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Justin Trudeau remodela gabinete para direcionar mais atenção aos indígenas

28/08/2017 18h14

Toronto (Canadá), 28 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, modificou seu gabinete nesta segunda-feira com a divisão do até agora Ministério de Assuntos Indígenas em dois novos departamentos concentrados na população aborígene do país.

Desde que chegou ao poder em 2015, Trudeau assinalou que as relações com os mais de 1,4 milhão de indígenas canadenses é uma das prioridades do seu governo.

No entanto, Trudeau recebeu numerosas críticas precisamente pelas suas políticas e decisões sobre as comunidades indígenas, inclusive a formação de uma comissão pública de investigação sobre os assassinatos e desaparecimentos de mulheres indígenas cujo funcionamento provocou reações adversas entre as famílias das vítimas.

Trudeau anunciou hoje a formação do Ministério de Relações Indígenas com a Coroa e de Assuntos Setentrionais que será dirigido por Carolyn Bennett, até agora ministra de Assuntos Indígenas.

O segundo departamento é o Ministério de Serviços Indígenas, cujo comando estará a cargo de Jane Philpott, até agora ministra de Saúde.

"Este é o passo seguinte na construção de um futuro em que os canadenses, indígenas e não indígenas, têm as mesmas oportunidades e em que os direitos de todos são respeitados", afirmou Trudeau em uma coletiva de imprensa.

Por sua parte, Philpott apontou que a divisão do antigo Ministério de Assuntos Indígenas "está desfazendo estruturas que foram desenvolvidas para dominar as culturas indígenas, para forçar a assimilação de indígenas".

Philpott também qualificou como histórico "o desmantelamento de estruturas coloniais".

Além destas nomeações, Trudeau designou Kent Hehr como ministro de Esportes e Pessoas com Incapacidades, e Carla Qualtrough como ministra de Serviços Públicos e Contratos.

Por outra parte, Ginette Petitpas Taylor foi nomeada ministra de Saúde, enquanto que Seamus O'Regan ficará responsável pelo Ministério de Assuntos para Veteranos.

Internacional