Topo

Argentina reabre parque infantil que teria inspirado Disneylândia

22/09/2017 15h38

(Corrige nome do parque de Walt Disney).

Buenos Aires, 22 set (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, liderou nesta sexta-feira o ato de reabertura da Republica de los Niños, o parque temático que teria "inspirado" a Disneylândia, nos Estados Unidos.

"É o primeiro parque temático educativo e recreativo do mundo, ou da América pelo menos. Aqui, Disney se inspirou, dizem, para fazer o que fez lá nos EUA", disse Macri.

Ao lado da governadora de Buenos Aires, María Eugenia Vidal, e diante crianças agitando pequenas bandeiras argentinas, o presidente disse que esta suposta inspiração é um indicativo de que os argentinos são "capazes de fazer coisas muito importantes".

A Republica de los Niños, localizada perto da cidade de La Plata (a cerca de 50 quilômetros de Buenos Aires), foi reaberta após a execução de obras de valorização, renovação de serviços e redefinição de suas propostas educativas.

Não é a primeira vez que um presidente argentino faz referência a uma visita de Walt Disney a este parque, administrado pelo município de La Plata, antes de criar seus grandes parques nos EUA.

Em 2008, a então presidente Cristina Kirchner (2007-2015) disse em um ato que o célebre desenhista conheceu na década de 1940 o projeto da Republica de los Niños e "copiou" a ideia para fazer a "formidável Disneylândia".

Verdade ou mito, a suposta influência da Republica de los Niños, inaugurada em 1951 pelo então presidente Juan Domingo Perón, sobre a Disneylândia, aberta ao público em 1955 na Califórnia, é agora tema de uma mostra em Los Angeles.

Segundo um comunicado do município de La Plata, o "La Repu" faz parte de uma exposição na qual 48 artistas latino-americanos mostram a relação cultural entre a América Latina e a Disneylândia.

"Walt Disney viu na construção da 'La Repu' a gênese para criar o seu famoso parque", disse o secretário de Cultura e Educação de La Plata, Gustavo Silva.