Topo

Represa em Porto Rico ameaça romper e causa apreensão nas autoridades

23/09/2017 06h59

San Juan, 23 set (EFE).- As autoridades estão vigiando de perto a barragem de Guajataca, no noroeste de Porto Rico, devido a uma rutura que ameaça transbordar, por conta dos efeitos do furacão "Maria", informou neste sábado a imprensa local.

Nas últimas horas foram retirados de suas casas moradores de duas localidades que seriam afetadas por um eventual transbordamento da barragem, embora em menor medida do que o antecipado anteriormente.

"Nós conseguimos evacuar 320 pessoas dos únicos bairros de Isabela e Quebradillas que seriam afetadas em caso de acontecer uma rutura maior ou uma quebra da represa. Estamos confiantes de que não seria necessário evacuar os dois municípios completamente", disse Juan Vargas, secretário de Saúde Pública de Isabela.

A ameaça de transbordamento pela ruptura na represa, de 24 polegadas (0,6 metros), diminuiu depois que as autoridades identificassem uma área corroída muito perto da represa, permitindo que a água encontrasse outra saída para reduzir a pressão.

Ontem, fontes próximas à Autoridade de Aqueduto e Redes de Esgoto disseram à Agência Efe que o lago Guajataca estava "sob observação" e que a Guarda Nacional havia sido ativada para ajudar com o despejo.

Tanto o Serviço Nacional de Meteorologia (SNM), como o governador de Porto Rico, Ricardo Roselló, que se deslocou nas últimas horas para a região, pediram que os moradores deixem o local o mais rápido possível.

O SNM advertiu que a situação era "extremadamente perigosa" na área, onde aproximadamente 70 mil pessoas poderiam ser afetadas pela inundação em caso que a represa explodisse.

A passagem do furacão "Maria" por Porto Rico causou oficialmente pelo menos seis mortes, porém, segundo outras fontes, esse número pode ser mais de 12.