Topo

Aos gritos de "fora nazistas", alemães protestam em frente ao evento da extrema-direita

24.set.2017 - Na placa, manifestante diz que: "13% é uma vergonha". O protesto se refere a estimativa de votos do partido de extrema direita AfD (Alternativa para a Alemanha), segundo a boca de urna - John Macdougal/AFP
24.set.2017 - Na placa, manifestante diz que: '13% é uma vergonha'. O protesto se refere a estimativa de votos do partido de extrema direita AfD (Alternativa para a Alemanha), segundo a boca de urna Imagem: John Macdougal/AFP

24/09/2017 19h05

A previsão de que a ultradireita alemã irá se tornar o terceiro partido mais forte do Parlamento levou a manifestação de 1 milhão de pessoas, a maioria jovens, neste domingo (24), aos gritos de "fora nazistas". O protesto ocorreu em frente do espaço alugado pelo eleitorais do partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha) no centro de Berlim para festejar os resultados.

Com aproximadamente 13% dos votos, conforme projeções, o AfD entrará para o chamado Bundestag como a terceira maior força parlamentar, questão que também gerou protestos em outras grandes cidades do país.

A concentração em Berlim aconteceu na porta do Traffic Club Berlin, a poucos metros da Praça Alexanderplatz, onde os líderes do partido e seus simpatizantes deram entrevista e comemoraram o sucesso nas eleições.

Cercados por um amplo dispositivo de segurança, os protestos começaram logo depois da divulgação das primeiras projeções. A maioria dos manifestantes criticava o discurso xenófobo de um partido que fez da rejeição aos imigrantes e refugiados o principal eixo de campanha.

"Não existe espaço para a propaganda nazista", "Nacionalistas fora" e "Refugiados bem-vindos" foram algumas das frases ouvidas.

De acordo com a imprensa alemã, também aconteceram protestos em Colônia, Hamburgo e Frankfurt, sem o registro de incidentes.