Topo

ONU apoia unidade do Iraque e afirma que referendo curdo pode desestabilizar

25/09/2017 15h34

Nações Unidas, 25 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, apoiou nesta segunda-feira a "soberania, a integridade territorial a e unidade do Iraque" e advertiu que o referendo de independência do Curdistão pode ter "efeitos desestabilizadores".

"O secretário-geral está preocupado com os potenciais efeitos desestabilizadores do referendo de hoje na região iraquiana do Curdistão", disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric, em sua entrevista coletiva diária.

Segundo o porta-voz, Guterres considera que todas as questões pendentes entre o governo federal e o governo regional do Curdistão devem ser resolvidas com um diálogo estruturado e um compromisso construtivo".

Dujarric disse ainda que a ONU espera que todas as suas atividades em território iraquiano, incluindo o Curdistão, possam continuar sem impedimentos.

Mais de 5,3 milhões de curdos foram chamados hoje às urnas nos colégios eleitorais distribuídos nas quatro províncias da região - Dohuk, Erbil, Suleimaniya e Halabja - e nos territórios disputados entre Bagdá e o Curdistão nas províncias de Kirkuk, Diyala e Ninawa.

Estas regiões dependem administrativamente do governo central, mas são controladas de fato pelas forças curdas "peshmergas".

O Curdistão iraquiano realiza o referendo para decidir sobre sua eventual independência, à qual se opõem tanto Bagdá como as potências ocidentais.

As autoridades curdas assinalaram que a independência não seria declarada imediatamente após o referendo, uma vez que antes haveria uma longa negociação.