Topo

EUA oferecem recompensa de US$ 5 milhões pelo narcotraficante "Chapo Isidro"

27/09/2017 19h33

Washington, 27 set (EFE).- O FBI anunciou nesta quarta-feira que recompensará com US$ 5 milhões qualquer pessoa que der alguma informação que leve à captura do narcotraficante mexicano Fausto Isidro Meza Flores, conhecido como "Chapo Isidro", líder do cartel Meza Flores.

A agência americana acredita que o traficante esconde no México, pois seu cartel tem grande poder no estado de Sinaloa.

Segundo um comunicado do FBI, "Chapo Isidro" ocupava um "alto cargo" no cartel dos irmãos Beltrán-Leyva e chegou a ser "braço direito" de Alfredo Beltrán Leyva, capturado em 2008 no México e condenado à prisão perpétua em abril deste ano por um juiz do Distrito de Columbia.

Uma corte federal do Distrito de Columbia tem aberto desde maio de 2012 um inquérito contra Meza Flores, a quem acusa do uso de armas de fogo e de tráfico de cocaína, metanfetamina, maconha e heroína, substâncias que começou a distribuir nos Estados Unidos em janeiro de 2000.

Se for capturado, o "Chapo Isidro" pode ser condenado nos EUA a uma pena mínima de 10 anos de prisão só pelo caso de narcotráfico e a 42 anos pelo crime de porte e uso de armas de fogo.

Para localizar o fugitivo, o FBI distribuiu cartazes com uma foto do rosto de Meza Flores com a descrição e algumas características do acusado.

Além disso, pede a qualquer pessoa com informações sobre o traficante que entre em contato com um escritório da própria agência ou com qualquer embaixada ou consulado dos EUA no exterior.