Topo

Wolfgang Schäuble deixará governo para assumir persidência do Bundestag

27/09/2017 12h36

Berlim, 27 set (EFE).- O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, deixará o cargo após duas legislaturas para assumir a presidência do Bundestag (câmara baixa), informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

Schäuble, nome forte dentro da União Democrata-Cristã (CDU) e também dos últimos Executivos da chanceler Angela Merkel, será proposto formalmente para o cargo pelo chefe do grupo conservador, Volker Kauder, e o líder da União Social-Cristã bávara (CSU) no Bundestag, Alexander Dobrindt.

Os partidos, que integram o mesmo grupo parlamentar, pactuaram essa candidatura, que será submetida à ratificação dos seus deputados em sua próxima reunião, prevista para o dia 17 de outubro.

O próprio Kauder confirmou a escolha do ainda ministro das Finanças e expressou sua satisfação pelo fato de este ter se mostrado disposto a aceitar o cargo.

Schäuble foi um alicerce nos dois últimos governos de Merkel à frente do Ministério das Finanças e é considerado como uma figura idônea para assumir a presidência do Bundestag, que agora contará com a presença de parlamentares do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

Seu antecessor e correligionário, Norbert Lammert, se despediu do cargo ao término da última legislatura, após 37 anos como deputado, com um pedido aos futuros parlamentares para "defender" seus valores contra a ação dos "fanáticos".

O CDU/CSU venceu as eleições legislativas realizadas no último domingo com 32,9% dos votos, seu segundo pior resultado desde 1949.

Seu até agora aliado na grande coligação, o Partido Social Democrata (SPD), se afundou em sua pior votação na história, sob a liderança de Martin Schulz, com 20,6%, enquanto a AfD conseguiu a terceira maior bancada com 12,6%.

Schäuble, de 75 anos, fez parte de vários governos tanto nos tempos do chanceler Helmut Kohl, de quem foi sucessor à frente do CDU, quanto com Merkel, e representa a ala mais conservadora do partido.