PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Putin chega a Ancara para analisar com Erdogan conflitos na Síria e Iraque

28/09/2017 15h14

Ancara, 28 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta quinta-feira a Ancara, onde foi recebido com uma cerimônia militar pelo seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, com quem tratará os conflitos regionais, especialmente na Síria e no Iraque.

O avião de Putin aterrissou no meio da tarde em Ancara e, pouco depois, o governante russo foi recebido por Erdogan no palácio presidencial da capital da Turquia.

Após um jantar de trabalho com suas respectivas delegações, os dois líderes terão uma reunião pessoal.

Na agenda estão as tensões no Iraque, intensificadas pelo referendo independentista do Curdistão iraquiano realizado na segunda-feira passada e rejeitado tanto por Ancara como por Moscou.

Ambos declararam seu respaldo à integridade territorial do Iraque.

Mais difícil será o consenso sobre a Síria, onde Erdogan e Putin apoiam lados enfrentados: a aviação russa participa dos ataques aéreos do regime sírio e as tropas turcas ocupam parte da Síria com ajuda das milícias que lutam contra Damasco.

No último dia 15, Rússia, Turquia e Irã assinaram em Astana, capital do Cazaquistão, um acordo para supervisionar com suas tropas, de forma conjunta, a implementação de um cessar-fogo na Síria, mas ainda faltam passos concretos para aplicar esse pacto. EFE

dt-iut/rsd

Internacional