Xi Jinping apresenta novos membros do Comitê Permanente do Politburo

Pequim, 25 out (EFE).- O presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista, Xi Jinping, apresentou nesta quarta-feira os cinco novos membros do Comitê Permanente do Politburo, um órgão que constitui a cúpula da liderança do partido e do país.

Além de Xi e do primeiro-ministro, Li Keqiang, que seguem no órgão, os novos membros são Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng, segundo os apresentou o presidente à imprensa em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo de Pequim.

Os outros cinco membros se aposentaram por motivos de idade, entre eles o poderoso Wang Qishan, chefe da poderosa Comissão Central de Supervisão Disciplinar, que liderou a ampla campanha anticorrupção.

Além disso, Xi Jinping foi reeleito hoje secretário-geral do PCCh e presidente da Comissão Militar Central do partido.

Em seu discurso para a imprensa onde apresentou os novos cinco integrantes do Comitê Permanente do Politburo, o líder chinês advertiu sobre "várias encruzilhadas importantes" que enfrentarão o país nos próximos cinco anos" até o próximo Congresso do Partido Comunista.

Xi Jinping insistiu que a nova liderança escolhida no congresso que terminou ontem prosseguirá o processo de reformas e abertura da economia ao exterior com o objetivo de obter "novos lucros" no desenvolvimento do país.

Neste sentido, lembrou que o próximo ano será comemorado o 40º aniversário do início das reformas econômicas que abriram progressivamente a China para o investimento e o comércio exterior, o que melhorou significativamente o padrão de vida da população.

"Veremos que as reformas e a abertura se complementam e se reforçam" no futuro, afirmou o presidente chinês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos