Topo

Coreia do Norte diz que ameaça de teste atômico no Oceano Pacífico é real

26/10/2017 05h57

Seul, 26 out (EFE).- Um oficial norte-coreano advertiu aos Estados Unidos que a recente ameaça do regime de realizar um teste nuclear sobre o Oceano Pacífico é firme e deve ser interpretada "literalmente".

Foi o que disse um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-pil, em entrevista à emissora americana "CNN".

No último dia 22 de setembro, o chanceler norte-coreano, Ri Yong-ho, disse que, em resposta às ameaças da intervenção militar americanos, seu país poderia testar uma bomba nuclear de hidrogênio no Oceano Pacífico se isso for decidido pelo líder Kim Jong-un.

"O ministro das Relações Exteriores está muito consciente das intenções do nosso líder supremo, portanto acho que deveriam interpretar suas palavras de maneira literal", disse Ri, antes de advertir que a Coreia do Norte "sempre tornou suas palavras em ações".

A Coreia do Norte realizou até o momento seis testes nucleares,o último no dia 3 de setembro, mas todas foram detonações subterrâneas e não atmosféricas, como ameaçou realizar sobre o Pacífico.

O regime de Kim Jong-un realizou, além disso, a metade destes testes - três - no último ano e meio com o objetivo de colher novos avanços em seu programa atômico, cuja meta, segundo Pyongyang, é desenvolver mísseis balísticos capazes de bater com uma arma nuclear americana.