Herwart mata 5 pessoas na Europa e provoca sérios danos

Viena, 30 out (EFE). - A passagem da tempestade Herwart pela Europa deixou pelo menos cinco pessoas mortas, milhares de casas sem eletricidade, trânsito parcialmente colapsado e danos materiais ainda não avaliados.

Na Alemanha, um homem morreu afogado num camping no estado federado da Baixa Saxônia, na região norte do país, e uma lancha naufragou no Rio Peene, em Mecklemburgo-Pomerânia, na região noroeste. Dos três ocupantes dois foram resgatados, mas morreram pouco depois de dar entrada no hospital. O terceiro está desaparecido. Em Berlim uma pessoa ficou gravemente ferida ao ser atingida por um andaime que desabou.

Já na República Checa e na Áustria, os fortes ventos, com rajadas de até 180 km/h, causaram muitos estragos. Na República Checa duas pessoas morreram atingidas por uma árvore, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

O número de casas sem energia era de meio milhão ontem, sendo que que 300 mil continuam sem luz hoje, segundo a empresa CEZ, que decretou calamidade em sete regiões, assim como a distribuidora E.ON.

Os trens continuam sem circular esta manhã em mais de 20 conexões regionais, conforme informou a Empresa Estatal de Trens. As localidades mais afetadas são Liberec, na região norte, Bohemia, na região leste, e Vysocina, na parte central.

Na Áustria, Herwart provocou a interrupção no fornecimento de energia, problemas no trânsito e danos materiais ainda não contabilizados. Segundo a televisão pública "ORF", os Bombeiros foram chamados principalmente para retirar árvores caídas em ruas e estradas ou por cima de cabos de energia. Um trecho da estrada B146 no estado federado de Estíria continuava fechado hoje. Por enquanto, não há registro de mortes.

Com a previsão da tempestade, as autoridades tinham ordenado para o domingo o fechamento de parques, cemitérios, pontes e outros lugares com risco de quedas de árvores. Em Viena fecharam também, embora apenas temporariamente, a estação central de trens perante o risco da queda de andaimes de uma parte em obras.

Em algumas regiões dos estados federados de Burgenland, no leste, e Alta Áustria, no norte, mais de 80 mil casas ficaram temporariamente sem eletricidade ontem.

Diversos problemas também foram registrados no Aeroporto de Salzburgo, que fica na Áustria e bem perto da fronteira com a Alemanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos