Topo

Chanceler argentino destaca "impressionante apoio" à busca por submarino

22/11/2017 14h16

Buenos Aires, 21 nov (EFE).- O chanceler argentino, Jorge Faurie, destacou nesta quarta-feira o "impressionante apoio" que o país recebeu "do exterior" para encontrar o submarino desaparecido há uma semana com 44 pessoas a bordo e afirmou que esta colaboração é "um fato inédito" para a Argentina.

"É realmente um fato inédito. Vou destacar que estas colaborações foram surgindo espontaneamente. Fizeram contato direto desde suas embaixadas", afirmou Faurie em diálogo com a emissora argentina "Radio Mitre".

"É um profundo reconhecimento para toda uma tarefa que é enormemente técnica com o grande esforço e, além disso, tem um conteúdo humanitário de grande relevância", afirmou.

Além de cerca de 20 equipes marítimas e aéreas nacionais, colaboram na operação com meios materiais e humanos países de todo o mundo, como Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, França e Espanha.

Para o chanceler, esta predisposição internacional evidencia "o quanto se pode beneficiar" um país "vinculado ao mundo".

"Este papel ativo vai construindo uma relação que reflete que, quando eu tenho necessidade, como acontece neste momento, disponho desta possibilidade de obter estes recursos e tecnologias que, se estivéssemos isolados, nunca teríamos", insistiu Faurie.

Em entrevista coletiva, o capitão Enrique Balbi, porta-voz da Marinha argentina, negou nesta quarta-feira que tenha sido estabelecido contato com o submarino e avisou que a embarcação entrou em uma fase "crítica" quanto à disponibilidade de oxigênio.

O último paradeiro conhecido do submarino foi na região do Golfo San Jorge, na Patagônia, a 432 quilômetros do litoral, onde seguia caminho desde a base naval da província de Ushuaia a Mar del Plata, no sul de Buenos Aires, aonde deveria ter chegado na segunda-feira. EFE

cch/cs