Topo

Facções palestinas pedem realização de eleições antes de 2019

22/11/2017 18h02

Cairo, 22 nov (EFE).- Treze facções palestinas pediram nesta quarta-feira, no Cairo, a realização de eleições na região antes do início de 2019 e pediram ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que estabeleça a data do pleito.

Em comunicado divulgado ao fim de uma reunião na capital egípcia, que deveria só se encerrar amanhã, os 13 grupos políticos pediram a convocação de eleições presidenciais, legislativas e para o Conselho Nacional Palestino.

O conselho pertence à Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Nele estão representados todos os palestinos, tanto os que residem nos territórios ocupados como os da diáspora. No entanto, a principal função do órgão é escolher o Comitê Executivo da OLP.

Além disso, as facções reunidas no Cairo pediram ao Comitê Eleitoral Central e às partes interessadas para realizar todos os preparativos necessários para convocar o pleito.

Em relação à OLP, os grupos que foram ao Cairo destacaram a necessidade de desenvolver a histórica organização, para que ela inclua representantes de todos os grupos palestinos.

Além disso, no comunicado, eles condenaram o fechamento do escritório da OLP em Washington, classificando a medida como uma "pressão" do governo dos Estados Unidos sobre a Palestina.

As facções retornaram nesta semana ao Cairo para acompanhar o acordo assinado na capital egípcia em 12 de outubro entre o Al Fatah e o Hamas. O pacto permitiu o retorno do governo da ANP à Faixa de Gaza depois de dez anos.