Topo

Quatro alpinistas americanos são resgatados em montanha mais alta do México

26/11/2017 18h19

México, 26 nov (EFE).- Quatro alpinistas americanos que sofreram um acidente no vulcão Citlaltépetl, a montanha mais alta do México, foram resgatados e a associação civil Resgate Alpino Mexicana está em busca de mais uma pessoa, informou neste domingo a Direção de Proteção Civil do estado de Pueblo.

Duas pessoas feridas no Citlaltépetl, também conhecido como Pico de Orizaba, foram resgatadas ontem à noite e foram levadas à Cidade do México.

Outras duas foram resgatadas nas primeiras horas deste domingo por membros da Secretaria da Marinha do México e do Sistema de Emergências Médicas Avançadas de Pueblo, e foram levadas a um hospital da cidade do mesmo estado.

"Falta um quinto homem que só pode ser resgatado por terra", indicou a Proteção Civil através do Twitter.

Embora o reporte inicial dos corpos de emergência indicasse que tratava-se de quatro membros da Marinha, a Direção de Proteção Civil precisou que trata-se de cinco alpinistas americanos.

Segundo o mesmo órgão, o incidente foi reportado no sábado e logo depois corpos de resgate perdiram apoio de um helicóptero para tirar os feridos, mas as condições climáticas impediram o resgate via aéreo do grupo, que ficou preso na região conhecida como El Sacorfago, na face norte do vulcão

O Clube Alpino Mexicano da Cidade Serdán e Resgate Alpino Mexicano de Tlachichuca iniciaram os trabalhos de resgate na noite de sábado de maneira terrestre, subindo pela face norte.

Este é o terceiro acidente neste mês na mesma região do vulcão, com saldo até agora de dois mortos e cinco lesionados.

O Citlaltépetl, situado nos limites dos estados de Pueblo e Vera Cruz, é a montanha mais alta do México, com uma altitude de 5.747 metros sobre o nível do mar.