Topo

Mais de 10 mil policiais protegerão Ivanka Trump e Modi em cúpula na Índia

27/11/2017 11h10

Nova Délhi, 27 nov (EFE).- Mais de 10 mil policiais garantirão a segurança da Cúpula Global de Empreendimento (GES) que acontecerá a partir de terça-feira em Telangana (sul da Índia) e que terá a presença de Ivanka Trump e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, informaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes policiais.

"Desdobramos todos os meios dos quais dispomos e também recorremos a recursos de unidades vizinhas", explicou o diretor-geral adjunto da Polícia de Telangana, Anjani Kumar.

Kumar destacou que este desdobramento não só é feito para garantir a segurança da filha e assessora do presidente americano Donald Trump, mas como parte do dispositivo para a segurança de Modi, além da dos 1,6 mil delegados estrangeiros e mais de 300 investidores que estarão na cúpula.

No total, cerca de 10,4 mil polícias farão a segurança dos presentes à GES na cidade de Hyderabad, capital do estado de Telangana e um dos centros tecnológicos da Índia, entre 28 e 30 de novembro.

O operacional, formado por 6 mil agentes da polícia estatal, agentes de tráfego e diversas unidades antiterroristas especializadas, atuará em colaboração com os serviços secretos dos EUA e a segurança privada do evento.

O aeroporto, a nova rede de metrô que Modi irá inaugurar, o centro de convenção onde vai acontecer a cúpula e o hotel no qual jantarão os convidados serão as zonas onde o desdobramento será maior.

"Estamos absolutamente preparados, fizemos todos os preparativos e demos treinamento a nossos homens", afirmou Kumar, que qualificou como um "honra" ser o anfitrião de "um evento internacional tão prestigiado".

Os GES é uma cúpula anual que os Estados Unidos e a Índia organizam de forma conjunta desde 2010 e que neste ano, sob o lema: "Mulheres primeiro, prosperidade para todos", estará centrada no apoio a empreendedoras e a promover o crescimento econômico global.

O grande desdobramento policial não é a única medida tomada antes da chegada de Ivanka Trump.

No começo de mês, a cidade de Hyderabad fez efetiva uma legislação na qual proibiu a mendicidade nas zonas públicas, pela qual centenas de mendigos foram retirados das ruas e transferidos a albergues.