Governo sírio confirma que enviará delegação a diálogo em Genebra amanhã

Cairo, 28 nov (EFE).- A delegação do governo da Síria viajará amanhã, quarta-feira, a Genebra, na Suíça, para participar da oitava rodada de conversas de paz proporcionada pela ONU, cujo início estava previsto para esta terça-feira, informou uma fonte do Ministério das Relações Exteriores sírio citada pela agência oficial "Sana".

Anteriormente, o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, informou em Genebra que a delegação governamental planejava chegar amanhã, dia 29, à Suíça.

A oposição síria, pela primeira vez unificada e liderada por Nasser Hariri, chegou ontem à cidade suíça, onde reiterou sua exigência de que o presidente da Síria, Bashar al Assad, não deverá permanecer no poder assim que começar uma transição política no país árabe.

O jornal "Al Watan" revelou ontem que a equipe negociadora do governo de Damasco não viajaria à Suíça em protesto pelo comunicado de Riad, aprovado na semana passada pela oposição e que defende a saída de Assad do poder num hipotético período de transição para a democracia.

Durante as consultas, o escritório de De Mistura garantiu às autoridades sírias que o comunicado de Riad não teria nenhum valor durante o processo de negociação em Genebra e lembrou que o mediador foi franco durante uma videoconferência ontem com o Conselho de Segurança, na qual rejeitou qualquer pré-condição para as conversas. EFE

mp/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos