Topo

Bielorrússia e Cazaquistão apostam no fortalecimento de laços econômicos

29/11/2017 14h02

Moscou, 29 nov (EFE).- Os presidentes da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, e do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, manifestaram nesta quarta-feira sua disposição a estreitar os laços econômicos entre ambos países ao iniciar conversas em Minsk.

"Finalmente começamos a superar o vazio nas nossas relações econômico-comerciais", destacou Lukashenko, citado pela agência bielorrussa "Belta", ao início da sua reunião com o presidente cazaque, que chegou hoje a Minsk para uma visita oficial de dois dias.

Nazarbayev, por sua parte, disse que as relações entre ambos países se encontram atualmente em um "elevado nível estratégico" e acrescentou que nada deve impedir seu desenvolvimento.

O presidente cazaque ressaltou que, nos 25 anos transcorridos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os dois países criaram uma "base econômica e política sólida para a amizade e a cooperação".

Nazarbayev declarou ainda que, sob a presidência de Lukashenko, a Bielorrússia se transformou em um país europeu desenvolvido,

"Também graças à sua tenacidade atualmente no Cazaquistão operam 260 empresas bielorrussas e em nossos comércios há produtos agrícolas bielorrussos", disse Nazarbayev se dirigindo ao seu anfitrião.

Por sua vez, Lukashenko afirmou que Bielorrússia e Cazaquistão mantêm posturas totalmente coincidentes no âmbito político e diplomático.

"Nós nos apoiamos mutuamente sempre e em todas partes", concluiu o presidente bielorrusso.