Pesquisa indica vitória dos liberais na Catalunha em pleito acirrado

Madri, 21 dez (EFE).- Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira após o fechamento das seções eleitorais indica que os liberais do partido Ciudadanos venceriam as eleições regionais na comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha, com entre 34 e 37 cadeiras de um total de 135, mas que as forças separatistas somadas ficariam próximas da maioria absoluta.

O levantamento foi realizado pelo jornal "La Vanguardia" e outros meios, que entrevistaram cerca de 3 mil eleitores por telefone durante vários dias da campanha eleitoral até a jornada de hoje.

De acordo com a pesquisa, o segundo lugar ficaria com os independentistas republicanos de esquerda do partido ERC, com entre 34 e 36 cadeiras, enquanto seus aliados do Junts per Catalunya teriam entre 28 e 29 e completariam a maioria absoluta com o partido antissistema CUP, que somaria entre cinco e seis cadeiras.

Entre as forças contrárias à independência, os socialistas teriam entre 18 e 20 cadeiras e o PPC (centro-direita) obteria entre três e cinco, enquanto que a coligação de esquerda Catalunya en Comù-Podem ficaria com entre sete e oito.

Durante toda a campanha houve uma forte polarização entre partidários da independência e os que defendem a continuidade da comunidade autônoma da Catalunha como parte da Espanha.

Após o fechamento das seções eleitorais começará a apuração dos votos.

Às 18h locais (15h em Brasília) a taxa de participação era de 69,54% dos 5,5 milhões de eleitores registrados, um aumento de 6,42% em relação à votação anterior, em setembro de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos