Topo

Filipinas abolirá agência aeroespacial por não fabricar aviões em 45 anos

28/12/2017 06h43

Manila, 28 dez (EFE).- O Governo das Filipinas anunciou nesta quinta-feira que eliminará a agência estatal encarregada do desenvolvimento aeroespacial do país por não ter criado nem uma só aeronave útil em seus quase 45 anos de existência.

"Supõem-se que tinham que projetar um avião. Passaram 45 anos e ainda não projetaram um avião. Isto é o que há no seu histórico", declarou para a imprensa em Manila o secretário de Finanças filipino, Carlos Domínguez, após anunciar a decisão de abolir a Corporação de Desenvolvimento Aeroespacial das Filipinas.

A PADC (sigla em inglês da agência) é um organismo estatal criado em 1973 com o objetivo de fazer "atividades comerciais e de desenvolvimento para estabelecer uma indústria aeronáutica e aeroespacial de confiança nas Filipinas", segundo o Comitê de Aviação Civil do Governo.

Para cumprir com a missão, a agência aeroespacial é encarregada do "projeto, fabricação e venda de todo tipo de aeronaves" e do desenvolvimento das "capacidades locais quanto a manutenção, reparação e modificação de equipamentos de aviação".

O ministro explicou que a decisão de abolir a PADC é parte do plano do Governo do presidente Rodrigo Duterte de reduzir a menos de 90 o número de empresas estatais nas Filipinas.

A agência aeroespacial participou nos anos 80 na criação do primeiro e único protótipo de pequeno avião filipino, a PADC Defiant 300.

Com fuselagem de madeira e fibra de vidro e motor Lycoming de 300 cavalos de potência, o protótipo chegou a realizar um voo de teste em 1987, mas no final o projeto foi abandonado por falta de financiamento estatal.

A PADC também desenvolveu nos anos 80 e 90 o protótipo de helicóptero PADC Hummingbird, considerado uma cópia do MBB Bo 105 da Eurocopter, mas o projeto também foi desprezado ao ser considerado muito longo e custoso.