Topo

Em mensagem de Ano Novo a Trump, Putin defende diálogo construtivo com os EUA

30/12/2017 08h24

Moscou, 30 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu um diálogo construtivo com os Estados Unidos em uma mensagem de Ano Novo ao presidente americano, Donald Trump.

"Na atual e complexa conjuntura internacional, o diálogo construtivo entre Rússia e EUA é especialmente necessário a fim de fortalecer a estabilidade estratégica no mundo e encontrar respostas ótimas às ameaças e desafios globais", afirmou Putin em um telegrama a Trump divulgado neste sábado pelo Kremlin.

Putin ainda ressaltou a importância de que as relações entre as duas potências sejam desenvolvidas com base nos princípios de igualdade e respeito mútuo.

"Isso permitiria avançar na construção de uma cooperação pragmática orientada para uma perspectiva de longo prazo", afirmou.

Em dezembro, Putin telefonou para Trump para agradecer pela informação repassada pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) que permitiu que o governo da Rússia evitasse um atentado terrorista em São Petersburgo.

Pouco depois, no entanto, Putin fez duras críticas à nova estratégia de segurança nacional dos EUA, considerada por ele como "agressiva", e denunciou às tentativas da Casa Branca de deixar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, firmado entre os dois países durante a Guerra Fria.

Além disso, a Rússia propôs aos EUA a assinatura de um acordo de não ingerência em eleições e outros processos políticos internos visando o pleito presidencial de março de 2018, quando Putin buscará ser reeleito para o cargo.