Topo

Trump polemiza ao reafirmar ao governo iraniano que "o mundo está observando"

30/12/2017 18h24

Washington, 30 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mostrar neste sábado seu apoio aos milhares de iranianos que na sexta-feira se manifestaram contra o governo do presidente, Hassan Rohani, e insistiu em advertir às autoridades do país persa que "o mundo está observando".

"Os regimes opressores não podem durar eternamente e chegará o dia em que o povo do Irã poderá escolher. O mundo está observando!", escreveu Trump em sua conta pessoal do Twitter.

O presidente americano reiterou assim as mensagens de apoio aos manifestantes lançadas ontem tanto desde o Departamento de Estado como desde a própria Casa Branca, nas quais pedia ao governo iraniano que respeitasse o direito de expressão de seu próprio povo.

"O mundo inteiro entende que a boa gente do Irã quer uma mudança e - além do vasto poder militar dos Estados Unidos -, ao que mais temem os líderes iranianos é seu próprio povo", escreveu Trump em um segundo tweet.

O líder acompanhou ambas mensagens em gravações de seu discurso em setembro deste ano na Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual Trump rotulou de "regime assassino" o governo de Rohani.

Os Estados Unidos defenderam o tempo todo o caráter pacífico dos protestos que aconteceram ontem nas cidades de Mashhad, Neyshabur, Kamshmar, Shahrud, Kermanshah, Rasht, Tabriz e Isfahan, e criticou as detenções de manifestantes feitas pelas autoridades locais.

Durante os protestos, os manifestantes cantaram lemas de ordem contrários ao presidente iraniano, Hassan Rohani, e favoráveis à independência e à liberdade, e expressaram rejeição ao apoio econômico do governo a alguns países da região enquanto a população local atravessa dificuldades econômicas.