Mesquita no Marrocos abre sala de esporte só para mulheres

Rabat, 22 jan (EFE).- Uma mesquita na cidade de Oujda, no nordeste do Marrocos, pela primeira vez no país, destinou uma das suas dependências para que mulheres pratiquem exercícios físicos, informou o presidente do Conselho de Ulemás nessa cidade, Mustafa Benhamza, à Agência Efe.

De acordo com o clérigo, o espaço fica na Mesquita Sultan Moulay Ismail, no centro da cidade, que agora tem uma sala - de 600 metros quadrados - reservada a atividades esportivas de funcionárias do tempo, mulheres e filhas dos ímãs e moradoras do bairro.

Atualmente, o Marrocos tem cada vez mais academias e espaços de exercício que reservam algumas horas ou dias inteiros da semana apenas para mulheres, já que elas não são bem-vistas em atividades com homens fora do ambiente familiar.

"Muitas, por razões médicas, precisam fazer exercício físico e não encontram onde. Nós criamos este espaço para que façam isso por um preço simbólico", disse Benhamza.

De acordo com o presidente do Conselho, mais de 50 mulheres já tinham se registraram para participar atividades esportivas da sala, que terá a presença de duas profissionais da área indicadas pelo Ministério da Juventude e do Esporte.

Segundo ele, a iniciativa faz parte do papel essencial da mesquita e algo autorizado por Maomé.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos