Topo

Ofensiva do Estado Islâmico deixa 38 mortos no nordeste da Síria

25/01/2018 13h47

Beirute, 25 jan (EFE).- Pelo menos 18 soldados das forças governamentais sírias, entre os quais há estrangeiros, e 15 integrantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram nesta quinta-feira em uma ofensiva dos jihadistas no nordeste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Os jihadistas lançaram um ataque ao longo de uma área de 32 quilômetros contra posições das tropas leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad, entre as localidades da Al Mayadin e Al Salhiya, no leste da província de Deir ez Zor.

Os extremistas fizeram ataques em diversos pontos com atentados suicidas e carros-bomba, e também com muitos disparos contra os seus adversários.

Posteriormente, os radicais e as forças governamentais empreenderam intensos combates em várias regiões, que também incluíram ações com aviões e disparos de artilharia por parte dos efetivos leais a Assad.

A agência de notícias "Amaq", ligada ao EI, informou que combatentes da organização jihadista "iniciaram um amplo ataque a norte e oeste da cidade de Al Bukamal", em Deir ez Zor.

No passado, a província foi um dos redutos mais importantes do EI na Síria ao lado de Al Raqqa, mas os extremistas perderam nos últimos meses a maior parte de seus domínios na região para milícias curdas e seus aliados e também para as tropas governamentais sírias.

Já no noroeste da Síria, os radicais tomaram hoje das forças pró-Assad o controle de dois povoados no sul da província de Aleppo, e estão se aproximando da única estrada que liga a região com o sul e o centro do país.

O OSDH acrescentou que também estão acontecendo enfrentamentos entre ambas as partes no leste da província de Idlib, na região de Sinjar.

A fonte frisou que pelo menos 12 efetivos governamentais morreram nos confrontos em Idlib e Aleppo, onde o EI sofreu um número indeterminado de baixas.

Desde outubro, o EI ressurgiu em áreas das províncias de Hama, Idlib e Aleppo de onde tinha sido expulso ao longo de 2017, onde atualmente controla 82 povoados.