Trump ameaça suspender ajuda a palestinos por "falta de respeito" a Pence

Davos (Suíça), 25 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira suspender a ajuda aos palestinos e reprovou os dirigentes da ANP de ter faltado com "o respeito" ao vice-presidente, Mike Pence.

"O dinheiro está sobre a mesa e nunca esteve", advertiu Trump após seu encontro em Davos com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Natanyahu.

De acordo com a versão das declarações disponibilizadas para a imprensa, o presidente americano disse que poderiam ser retidos mais fundos para os palestinos se seus dirigentes não voltassem à mesa de negociação e não mostrassem respeito.

"Os palestinos faltaram com o respeito ao nosso grande vice-presidente", disse Trump, em alusão à negativa do presidente da Autoridade Nacional a Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, de receber Pence durante sua recente viagem à região.

Trump reiterou, além disso, seu desejo de paz e argumentou que, ao eliminar a questão de Jerusalém - em referência ao anúncio pelos Estados Unidos que reconhecerá a cidade como capital de Israel -, tinha sido eliminado um obstáculo.

O presidente americano acrescentou, apesar disso, que Israel "pagará" por obter essa concessão de forma antecipada.

Trump e Netanyahu tiveram uma reunião bilateral em uma sala do centro de conferências onde aconteceu a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, no qual vai discursar na sexta-feira o presidente americano.

Participaram do encontro, do lado dos EUA, o genro do presidente e conselheiro presidencial, Jared Kushner; o secretário de Estado, Rex Tillerson; o assessor presidencial adjunto para comunicações estratégicas, Michael Anton; e o conselheiro de Segurança Nacional, o tenente geral HR McMaster.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos