Felipe VI comemora 50 anos entregando condecoração à filha mais velha

Madri, 30 jan (EFE).- O rei Felipe VI comemorou nesta terça-feira o seu aniversário de 50 anos com um ato no Palácio Real e entregando à sua filha Leonor, a herdeira do trono, a condecoração Tosão de Ouro, a maior da Espanha, como símbolo de continuidade da dinastia.

O rei quis coincidir ambos os eventos "para dar mais destaque, com solenidade e simbolismo, ao compromisso pessoal e institucional com a Espanha". Na rnia, o monarca disse que a primogênita deve atuar guiada pelo exemplo, com integridade e cumprimento da Constituição.

"O Tosão é muito simbólico e muito significativo para a sua preparação e o seu futuro", disse o rei, no primeiro ato institucional onde a jovem teve papel de protagonismo.

Por ser a primeira filha do rei, a princesa, de 12 anos, é a herdeira da coroa, mas, por enquanto, não tem agenda oficial, exceto a presença em alguns eventos com os pais.

No discurso, Felipe VI fez referência à continuidade da dinastia, com palavras de reconhecimento ao avô Juan de Borbón, conde de Barcelona, e ao pai, o rei Juan Carlos, presente na cerimônia.

"É preciso agradecer a sua liderança para atingir o sistema democrático em que vivemos", disse ele, se referindo ao pai.

Além da Família Real, participaram os parentes mais próximos dos reis e as principais autoridades do Estado. Também estavam presentes os únicos espanhóis vivos fora da Família Real que possuem o Colar do Tosão: o ex-chefe da diplomacia europeia Javier Solana, o ex-diretor do Instituto Cervantes e da Real Academia Espanhola Víctor García de la Concha e o ex-secretário geral ibero-americano Enrique Iglesias. Os três, disse o monarca, representam a Cultura, a Europa e Ibero-América.

O rei concedeu o Tosão de Ouro à princesa Leonor, o primeiro do seu reinado, quando a menina completou 10 anos, em 31 de outubro de 2015, mas o ato de entrega só aconteceu hoje, no quinquagésimo aniversário de Felipe. A Ordem, criada em 1430, é uma das de maior prestígio do mundo e tem um número limitado de membros, reconhecidos pelo rei da Espanha.

A insígnia do Tosão consiste em um grande colar de ouro com um pingente de carneiro, também de ouro, em alusão à mitologia grega. Os colares devem ser devolvido à Ordem após o falecimento do titular. O que a princesa Leonor recebeu hoje pertenceu ao bisavô, Juan de Borbón.

Ela é a quarta mulher a ingressar na Ordem do Tosão de Ouro, após as rainhas Beatrix, da Holanda; Margrethe II, da Dinamarca; e Elizabeth I, da Inglaterra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos