Topo

Donald Trump Jr. se afasta da política em viagem de negócios à Índia

23/02/2018 15h23

Nova Délhi, 23 fev (EFE).- O filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Jr., afirmou nesta sexta-feira estar em viagem de negócios na Índia como empresário, sem "representar a mais ninguém" e unicamente para promover empreendimentos da empresa de sua família no país asiático, após ter sido acusado de conflito de interesses.

Trump Jr., vice-presidente executivo da Trump Organization, procurou se distanciar das críticas de quem acha que existe um conflito de interesses em sua visita durante um evento em Nova Délhi, que contou com a presença de centenas de empresários e no qual também discursou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

"Estou aqui como um empresário, não represento ninguém e tenho vindo à Índia há mais de uma década", disse Trump Jr. depois de responder a várias perguntas sobre a campanha eleitoral americana e sua relação com seu pai.

Inicialmente estava previsto que o filho do presidente americano desse uma palestra sobre política externa intitulada "Reformando os laços indo-pacíficos: a nova era da cooperação" durante o ato, organizado pelo jornal "The Economic Times" e o banco Yes Bank.

No entanto, sua participação no evento se limitou a uma entrevista de 20 minutos sob o título de "Conversa junto à chaminé".

Em viagem na Índia para promover um dos seus projetos imobiliários, Trump Jr. se vangloriou durante seu discurso de estar construindo o "verdadeiro luxo" na Índia, o mercado mais importante de sua empresa em nível internacional.

Na promoção dos empreendimentos, um anúncio publicado nos jornais locais convidava os possíveis compradores a pagar US$ 39 mil (R$ 126,4 mil) de entrada e jantar com o filho do presidente americano, o que gerou polêmica nos EUA.

Ivanka Trump, filha e assessora do presidente americano, visitou em novembro do ano passado a Índia para promover o papel da mulher empreendedora durante a Cúpula Global de Empreendimento (GES).