Topo

Merkel e Macron exigem que Putin pressione Síria para cessar ataques aéreos

Merkel e Macron exigem que presidente russo Vladimir Putin faça pressão em governo sírio - Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin via AP
Merkel e Macron exigem que presidente russo Vladimir Putin faça pressão em governo sírio Imagem: Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin via AP

Em Berlim

25/02/2018 11h51

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, exigiram neste domingo de Vladimir Putin que exerça "a máxima pressão" sobre a Síria para conseguir a cessação imediata dos ataques aéreos e combates nesse país.

Merkel e Macron concordaram, além disso, quanto à necessidade de cumprir "por completo" a resolução aprovada ontem pelo Conselho de Segurança da ONU, informaram fontes da Chancelaria, após o contato que os três políticos tiveram por telefone.

O objetivo da conversa era abordar a situação na Síria e muito especialmente em Guta Oriental, nos arredores de Damasco.

Os três líderes elogiaram a resolução da ONU aprovada de forma unânime, destaca Berlim em comunicado, no qual se ressalta que o Conselho de Segurança exigiu uma trégua de 30 dias em toda a Síria para facilitar o fornecimento de ajuda humanitária e as evacuações de feridos e doentes.

Merkel e Macron também apontaram a necessidade de implementar essa resolução de maneira imediata e destacaram que a cessação dos combates é fundamental para conseguir uma solução política para o conflito, de acordo com o processo impulsionado pela ONU.