Topo

Coreias entram em acordo para realização de reunião de alto nível

24/03/2018 00h35

Seul, 24 mar (EFE).- As duas Coreias realizarão a próxima quinta-feira, dia 29, uma reunião de alto nível para preparar a cúpula prevista para o final de abril entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, segundo anúncio feito neste sábado por Seul.

Pyongyang aceitou a proposta formulada pelo Sul para realizar este encontro na fronteira militarizada entre os dois países, onde se discutirão os detalhes da futura cúpula, informou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Este palco será o mesmo que receberá o esperado encontro entre os líderes dos dois países para tratar da desnuclearização da península coreana, uma reunião que ainda não tem data definida.

A delegação do Sul para a reunião preparatória será composta por três membros e liderada pelo ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon.

No final de abril acontece a terceira cúpula entre líderes destes países separados pela Guerra da Coreia (1950-1953) e que permanecem tecnicamente em conflito desde então, após as cúpulas intercoreanas anteriores de 2000 e 2007, ambas realizadas em Pyongyang.