Topo

OEA convoca conselho extraordinário sobre Venezuela para segunda-feira

26/04/2018 21h46

Washington, 26 abr (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou para a próxima segunda-feira seu Conselho Permanente para debater em sessão extraordinária "a situação humanitária" na Venezuela e seu "impacto nos países da região", informaram fontes diplomáticas à Agência Efe.

A convocação da reunião foi solicitada por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru, de acordo com o documento do pedido ao qual a Efe teve acesso.

A Colômbia, por sua parte, que costuma compartilhar as ações na OEA deste grupo de países sobre a Venezuela, tem agora a presidência rotativa do Conselho Permanente.

Os países signatários da solicitação pediram a esta presidência que, "a fim de que se apresente um panorama amplo e objetivo da situação atual" na Venezuela, se convide "autoridades especialistas na matéria para participar de um painel".

A Venezuela realizará no próximo dia 20 de maio eleições nas quais o presidente, Nicolás Maduro, tentará a reeleição, mas que parte da oposição decidiu boicotar e que alguns países da região já anteciparam que não reconhecerão.