Topo

Trump ataca UE e diz que foi criada para "se aproveitar" dos EUA

28/04/2018 21h43

Washington, 28 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou neste sábado a União Europeia (UE) em discurso para seus simpatizantes no estado de Michigan e afirmou que os países europeus criaram essa organização para "se aproveitar" dos Estados Unidos.

Enquanto Washington se prepara para o jantar de correspondentes da Casa Branca, Trump decidiu fazer um comício com seu lema de campanha "Fazer os EUA grande de novo" para falar de vários temas, incluindo suas relações com UE e com os líderes de China, Xi Jinping, e Japão, Shinzo Abe.

"A União Europeia foi formada para se aproveitar dos Estados Unidos e não joguem a culpa neles, não joguem a culpa em Xi, nem no primeiro-ministro Abe, não joguem a culpa por se aproveitarem de nós. Jogo a culpa em antigos presidentes e antigos líderes do nosso país", afirmou Trump.

Esta mesma semana Trump recebeu na Casa Branca a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, com quem troca vários gestos de afeto.

Os dois líderes europeus foram a Washington com o objetivo de convencer Trump a não se retirar do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015.