Topo

Advogada assume como primeira-ministra de Barbados e faz história no Caribe

25/05/2018 18h33

Bridgetown, 25 mai (EFE).- A advogada Mia Mottley, de 52 anos e integrante do Partido Trabalhista (BLP, em inglês) de Barbados, assumiu nesta sexta-feira o cargo de primeira-ministra do país, com o que se une ao pequeno grupo de mulheres que conseguiu chegar ao poder em um território caribenho.

Mottley, que entrou na política local em 1991, quando perdeu o distrito eleitoral de St. Michael North East na disputa contra Leroy Brathwaite, jurou seu cargo perante a governadora-geral, Sandra Mason, e na presença de familiares, amigos e simpatizantes do seu partido.

Durante o ato, a advogada Dale Marshall também fez seu juramento como nova procuradora-geral de Barbados.

Mottley, que entre 1994 e 2008 esteve à frente de várias pastas ministeriais, conduziu o BLP à vitória na disputa contra o Partido Trabalhista Democrático (DLP).

Foi a primeira mulher a ser nomeada procuradora-geral e ministra de Interior em 2001 e também foi a representante mais jovem no Conselho da Rainha de Barbados.

Também atuou como vice primeira-ministra e, após a derrota do BLP nas eleições de 2008 e a renúncia de Owen Arthur como líder do partido, foi escolhida para liderar essa legenda em janeiro de 2008.

Mottley ser transformou assim na primeira mulher a liderar a oposição em Barbados.

A advogada se une a Dame Eugenia Charles, de Dominica, Janet Jagan, da Guiana, Portia Simpson-Miller, da Jamaica, e Kamla Persad-Bissessar, de Trinidade e Tobago, como governantes de seus respectivos países, todos membros da Comunidade do Caribe (Caricom).

Após a vitória do seu partido no domingo, Mottley disse que queria agradecer a seus compatriotas por ter feito a melhor escolha para Barbados.

Independente do Reino Unido desde 1966, o território caribenho conta com pouco mais de 430 quilômetros quadrados de superfície e uma população, majoritariamente negra, de 277.000 habitantes.