Topo

Secretário de Defesa dos EUA mostra otimismo sobre cúpula com Kim

25/05/2018 12h23

Washington, 25 mai (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, sugeriu nesta sexta-feira que a cúpula entre o presidente do país, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, cancelada ontem, pode ocorrer e anunciou "boas notícias".

"Temos algumas possivelmente boas notícias sobre a cúpula da Coreia. Nossos diplomatas podem, inclusive, retomá-la", disse Mattis a jornalistas que estava no Pentágono.

Para Mattis, afirmou que nesses momentos os representantes dos dois países estão em um momento de "toma lá, dá cá", comum nas reuniões prévias a esse tipo de cúpula.

As declarações coincidem com o otimismo mostrado pelo próprio Trump, que, após anunciar ontem o cancelamento do encontro em Cingapura, disse hoje que a reunião pode inclusive ser realizada no dia 12 de junho, data inicialmente prevista para a cúpula.

Pouco antes de deixar um evento na Base Naval de Annapolis, o presidente americano revelou que os dois países retomaram o diálogo e que a Coreia do Norte mostrou disposição em manter o encontro.

Essa mudança de rumo ocorre depois de o governo da Coreia do Norte ter publicado um comunicado conciliador, que foi classificado como "caloroso e produtivo" por Trump.