Topo

Teodoro Obiang encontra Robert Mugabe durante visita oficial ao Zimbabué

25/05/2018 16h53

Harare, 25 mai (EFE).- O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, se reuniu nesta sexta-feira com seu antigo aliado, o ex-presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, durante uma visita oficial à nação sul-africana, segundo informou a emissora de televisão pública "ZBC".

Obiang esteve com Mugabe, de 94 anos, em um encontro na sua residência privada no qual estiveram presentes também aliados-chave do atual chefe de Estado zimbabuano, Emmerson Mnangagwa, como o agora vice-presidente Constantino Chiwenga, que liderou o levante contra o deposto ex-governante, que liderou o país desde 1980 até ser derrubado em novembro de 2017.

Os meios de comunicação locais não revelaram detalhes desta reunião entre Obiang e Mugabe.

O presidente guinéu-equatoriano, no poder desde o golpe de Estado de 1979, iniciou relações próximas com Mugabe desde que, em 2004, o Zimbabué interceptou um grupo de mercenários dirigidos pelo britânico Simon Mann, que dirigia-se à Guiné Equatorial para derrubá-lo.

Previamente, Obiang tinha se reunido com Mnangagwa, após o que afirmou que sua visita tinha o objetivo de transmitir seu "apoio total" ao novo presidente e às suas políticas para "seguir ajudando o Zimbabué e seu desenvolvimento nacional geral", segundo o jornal estatal "Herald".

O presidente da antiga colônia espanhola finalizou hoje sua visita de dois dias ao Zimbabué.

Apesar de Mnangagwa tentar se distanciar do seu antigo aliado e mentor Mugabe com promessas de eleições livres, é provável que seus críticos vejam a reunião com Obiang, cujo compromisso com os direitos humanos está em xeque, como um sinal que nada mudou neste país da África meridional.