Topo

Israel ataca posições do Hamas no sul de Gaza após infiltração

26/05/2018 19h13

Jerusalém, 26 mai (EFE).- A força aérea de Israel atacou posições do Hamas neste sábado como resposta a uma infiltração ocorrida horas antes, na qual quatro palestinos lançaram uma bomba incendiária, segundo informou o exército.

Os infiltrados deixaram também um cartaz com a mensagem "Marcha do Retorno: voltando às terras da Palestina", segundo um comunicado militar.

Os soldados que chegaram ao local abriram fogo de advertência e os indivíduos voltaram ao lado palestino da cerca, sem que se tenha informado de danos físicos.

O exército israelense disse que a de hoje foi uma das várias tentativas de infiltração ocorrida durante o final de semana para danar a cerca e a infraestrutura de segurança e responsabilizou o Hamas, que considera uma organização terrorista, por qualquer ameaça vinda de Gaza.

Neste final de semana dúzias de coquetéis molotov foram lançados da Faixa de Gaza, incendiando vários campos israelenses, segundo informou a emissora de televisão "Hadashot".

Segundo a emissora no último mês 300 bombas incendiárias cruzaram a divisória e provocaram 100 incêndios.

A tensão na região disparou na semana passada com os protestos palestinos da Grande Marcha do Retorno e contra a transferência da embaixada americana para Jerusalém no último dia 14 de maio.

A expectativa era que as manifestações - que começaram no dia 30 de março - terminassem em 15 de maio, dia em que os palestinos lembram a Nakba, a "catástrofe" que significou para eles a criação do Estado de Israel, há 70 anos.

No entanto, o movimento islamita Hamas convocou novas mobilizações até o próximo dia 5 de junho, dia em que explodiu a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Desde que se iniciaram os protestos 116 palestinos morreram em consequência dos disparos de soldados israelenses, mais de três mil foram feridos por armas de fogo e, segundo fontes palestinas, há outros seis mortos cujos corpos estão retidos pelo exército israelense.