Duque e Petro disputarão presidência da Colômbia no 2º turno em 17 de junho

Bogotá, 27 mai (EFE).- O uribista Iván Duque e o esquerdista Gustavo Petro disputarão a presidência da Colômbia no segundo turno do próximo dia 17 de junho, segundo o resultado das eleições realizadas neste domingo, com 99,46% das urnas apuradas.

Os dados oficiais do Registro Nacional, entidade organizadora dos pleitos, mostram que Duque, do Centro Democrático, obteve 7.539.930 votos, equivalentes a 39,11%, enquanto Petro, do Colômbia Humana, recebeu 4.838.639, que representam 25,10%.

Em terceiro ficou Sergio Fajardo, da Coalizão Colômbia (centro-esquerda), com 4.579.684 votos (23,76%), que fizeram seus apoiadores sonhar com a possibilidade de surpreender e chegar ao segundo turno, mas Petro conseguiu manter uma distância consistente durante a apuração.

A quarta colocação foi do ex-vice-presidente Germán Vargas Lleras, do movimento de direita Melhores Vargas Lleras, com 1.400.648 votos (7,26%), enquanto em quinto ficou o ex-chefe negociador do governo com as Farc, Humberto de la Calle, do Partido Liberal, com 398.217 (2,06%).

Fajardo e De la Calle discutiram durante semanas a possibilidade de fazer uma aliança para o primeiro turno, mas esta acabou não saindo do papel, e os cerca de 255.000 votos que faltaram hoje ao candidato da Coalizão Colômbia para passar ao segundo turno são um pouco menos que os obtidos pelo candidato liberal.

A lista é fechada pelo pastor evangélico Jorge Trujillo, do movimento Todos Somos Colômbia, com 75.502 votos (0,39%).

Por outro lado, 60.048 colombianos votaram em branco, o que corresponde a 0,31% do total de votos.

Estes resultados confirmam o que foi prognosticado por todas as pesquisas de intenções de voto divulgadas nos três últimos meses, que mostravam os candidatos na mesma ordem em que ficaram neste domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos