EUA pedem reunião do Conselho de Segurança por ataques de Gaza contra Israel

Nações Unidas, 29 mai (EFE).- Os Estados Unidos pediram nesta terça-feira a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta ao lançamento de projéteis de Gaza na direção de Israel.

De acordo com a embaixadora americana ONU, Nikki Haley, espera-se que a sessão aconteça amanhã.

"O Conselho de Segurança deveria estar indignado e responder a este último episódio de violência contra civis israelenses inocentes, e os líderes palestinos devem ser responsabilizados por isso que estão permitindo que aconteça em Gaza", disse a embaixadora em comunicado.

Haley destacou que "os recentes ataques de Gaza são os maiores vistos desde 2014" e denunciou que "os morteiros disparados por militantes palestinos atingiram infraestruturas civis, incluindo uma creche".

Segundo Israel, 28 projéteis foram lançados da Faixa nesta terça-feira pela Jihad Islâmica e o Hamas. O Exército israelense respondeu com bombardeios de 35 posições militares dessas milícias e um túnel sob a fronteira.

A maior parte dos projéteis disparados de Gaza foram interceptados pelo sistema antimísseis israelense Cúpula de Ferro.

Os Estados Unidos são o maior apoio de Israel no Conselho de Segurança da ONU e se alinharam claramente com as ações do governo de Benjamin Netanyahu desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

O governo americano foi o único membro do Conselho de Segurança que neste mês defendeu a resposta de Israel aos protestos na fronteira de Gaza, nos quais dezenas de palestinos morreram a mãos do Exército israelense.

Em resposta àqueles fatos, os países árabes - através do Kuwait - apresentaram um projeto de resolução ao Conselho para iniciar um mecanismo de proteção internacional para os palestinos, uma iniciativa que ainda está em discussão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos