Topo

Trump volta afirmar que México pagará por muro na fronteira com os EUA

29/05/2018 22h41

Washington, 29 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resgatou nesta terça-feira a ideia de que o México pagará por seu prometido muro na fronteira entre os dois países e afirmou que os vizinhos gostarão da obra proposta por ele.

"Vamos conseguir o muro em qualquer caso. Não quero causar nenhum problema, mas, no fim, o México vai pagar pelo muro", afirmou Trump em um evento com simpatizantes no estado de Tennessee.

"Eles ganham todo esse dinheiro e não fazem absolutamente nada para parar o povo que atravessa o México desde Honduras e outros países. Não fazem absolutamente nada. Eles pagarão pelo muro e gostarão dele", prosseguiu o republicano em discurso.

A insistência de Trump em afirmar que o México financiará a construção do muro na fronteira entre os dois países provocou fortes tensões com o governo vizinho, que nega que isso vá ocorrer.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, já cancelou uma viagem a Washington para se reunir com Trump por causa das afirmações, um encontro que não foi reagendado apesar de o presidente americano ter parado de falar que os vizinhos pagariam pelo muro durante algum tempo.

No entanto, Trump também não conseguiu fazer com que o Congresso aprove os recursos necessários para que o governo erga o muro. Agora, o republicano resgatou a ideia de que os mexicanos pagarão pela construção de sua prometida barreira na fronteira.

Além disso, Trump aproveitou a oportunidade para atacar a líder da minoria democrata na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, afirmando que ela "ama" os integrantes da gangue MS-13.

"Ela ama o MS-13, vocês imaginam isso? Lembrei como os chamei de animais e ela disse 'como você se atreve a dizer isso?'", afirmou.

Trump se referiu aos membros da MS-13 como "animais" durante uma mesa-redonda sobre imigração no início do mês, causando grande polêmica por sua retórica agressiva ao falar sobre imigração.