Topo

Venezuela e Cuba consolidam acordos e estudam outros em mineração e turismo

30/05/2018 20h46

Caracas, 30 mai (EFE).- Venezuela e Cuba consolidaram nesta quarta-feira - durante visita que o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, faz ao país sul-americano - os acordos e projetos que já estão ativos e estudaram novos convênios em matéria de mineração, turismo, agricultura e indústria.

"Consolidar e renovar para melhorar" foi a primeira das linhas anunciadas pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sobre os acordos em andamento, acrescentando que isto será feito junto ao início de "novos projetos industriais, agrícolas, mineradores, turísticos daqui até 10 anos, pelo menos".

"Um plano com muita capacidade de ação para desenvolver uma base econômica sólida" junto com a Aliança Bolivariana Para os Povos da América (Alba), acrescentou o chefe de Estado venezuelano no evento transmitido em rede obrigatória de rádio e televisão.

Maduro afirmou ainda que, durante o encontro de cerca de uma hora, também conversou com seu homólogo cubano sobre os "erros cometidos" e as "insuficiências" nos acordos estabelecidos e sobre as oportunidades dos dois países, que assegurou terem "uma potencialidade gigantesca".

O governante venezuelano ressaltou que a de Díaz-Canel é a primeira visita de Estado que recebe desde que foi reeleito para o período 2019-2025 nas controversas eleições de 20 de maio, um pleito que próprio Maduro qualificou de "exemplar".

Por sua vez, Díaz-Canel, que recebeu a Ordem de Libertadores da Venezuela, ratificou em um breve discurso o apoio de Havana ao governo de Maduro "humildemente em nome do povo heroico de Cuba".

"Ratifico sem vacilações que, por maiores que sejam as dificuldades e desafios, poderão contar com Cuba hoje e sempre", afirmou.

Os dois países mantêm há anos uma boa relação e vários acordos, entre os quais se destacam o envio de pessoal médico e esportivo à Venezuela, que retribui à ilha com petróleo.